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METODOLOGIA

METODOLOGIA PCDOC

Quando se trata de implementar a transformação digital na empresa, requer inicialmente da definição da estratégia de gestão da informação e documentação, abordando a estrutura organizacional, políticas e normas para o tratamento das informações recebidas, produzidas e mantidas pela organização, tais como: classificação e retenção da informação, arquivamento físico e digital, estrutura e fluxos para gestão de documentos e conteúdos, assinatura eletrônica, dentre outros.

Para alcançar esses objetivos a PCdoc, ao logo de anos de experiência em implantações de projetos neste segmento, seguiu e aprimorou a metodologia de trabalho abaixo representada.

ARQUITETURA DO MODELO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO

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Fonte: consultores associados a PCDOC.

Metodologia PCDOC

GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO

A governança da informação desenvolve os elementos direcionadores que asseguram a sustentabilidade da arquitetura de informação. 
Os elementos centrais da governança de informação estão elencados e interpretados a seguir. 


1.    Política de Informação 
A política de Informação cria o compromisso da organização com os princípios universais de governança e de gestão das informações. Os princípios se desdobram em requisitos de gestão, que por sua vez se desdobram em indicadores de desempenho. 


2.    Estrutura Colaborativa 
A estrutura colaborativa articula e compromete os diversos atores envolvidos na arquitetura de informação. Assim, provê a liderança que sustenta a coordenação, a produção, a manutenção e a evolução da gestão da informação. 

 

3.    Legislação, Requisitos e Padrões 
A governança da informação tem por elemento as Legislações sobre o tema, os requisitos do ambiente institucional e os padrões de referência nacionais e internacionais. 

 

4.    Avaliação de Maturidade 
A avaliação de maturidade é uma contribuição para a coordenação da gestão de informação, porque desdobra os princípios da Gestão da Informação em requisitos e em indicadores. Permite atribuir metas e desenvolve controles para os avanços da metodologia. 

 

5.    Gestão de Riscos 
A Gestão de Riscos à operação de Gestão de Informação é um elemento da governança. Recomenda-se que a Gestão de Informação seja avaliada em relação aos riscos utilizando a metodologia corporativa. 

 

6.    Planejamento 
O elemento Planejamento na Governança da Informação considera a interface entre a Gestão da Informação e o planejamento estratégico institucional.

Governança da Informação

MODELO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO

No modelo de Gestão da Informação é o desdobramento do macroprocesso Gestão Corporativa, na cadeia de valor da instituição que estará implantando a metodologia. 
 

7.    Estratégia, Medição e Indicadores
Esse elemento desenvolve a atividade de formulação estratégica da Gestão de Informação com base na Política de Gestão da Informação e nos ambientes interno e externo. 

 

8.    Infraestrutura
O elemento Infraestrutura trata das aquisições e manutenções da infraestrutura que apoia a Gestão da Informação – software, hardware, fornecedores de serviços de informação, materiais, instalações, profissionais e orçamento.  

 

9.    Pessoas e Conhecimento Técnico 
Nesse tópico está o desenvolvimento de competências para a gestão de informação:
•    Treinamentos e capacitações;
•    Inovação;
•    Medição da qualidade do quadro de lideranças, pessoal e de especialistas.

 

10.    Metodologia e Fluxos de Atividades 
A gestão da informação se realiza na execução dos fluxos de atividades em conformidade com a metodologia em vigor, proposta pela consultoria, e sustentados por normas e sistemas de gestão da informação. 

 

11.    Instrumentos normativos corporativos (INC), padrões e conformidade
Recomenda-se iniciar a prática sistemática de medição da conformidade, registros de não conformidade e de reuniões críticas das atividades de Gestão da Informação, com o objetivo de desenvolver a cultura da melhoria de processos e a mentalidade de mitigação de riscos. 
A medição da conformidade diz respeito ao controle das atividades para identificação de desvios, perdas e falhas na execução. 

 

12.    Tecnologia 
A tecnologia é umas das principias capacidades produtivas na Gestão da Informação. Portanto, esse elemento se dedica a:
•    Acompanhar a evolução tecnológica;
•    Disponibilizar e aperfeiçoar ferramentas e funcionalidades dos sistemas;
•    Investir na prevenção de erros na execução das atividades;
•    Preparar equipes de apoio aos usuários;
•    Medir o desempenho dos sistemas e ferramentas;
•    Inserir a tecnologia na sistemática de melhoria contínua.

Modelo de Gestao da Informação

ATIVIDADES ESPECÍFICAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO

As atividades especificas de Gestão da Informação são segmentadas pela natureza das informações e dos documentos. Cada segmento possui atividades próprias e distintas: 


13.    Informações e Documentos de Processos de Trabalho
Os processos de trabalho produzem e controlam informações e documentos, ao das suas etapas de produção. 

14.    Informações e Documentos Normativos
Abrange as atividades do grupo de informações e documentos que regulam as atividades técnicas e empresarias. 
 

15.    Informação Tecnológica e de Produção Intelectual 
Abrange as atividades de tratamento, preservação e disseminação de conhecimento. 
 

16.    Informações e Documentos Técnicos
Os documentos técnicos como são provenientes de atividades finalísticas das instituições.

17  Memória Institucional 
As informações e documentos referentes à memória institucional irão garantir a preservação da história institucional.

Atividades Específicas
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